Participantes

Convidados internacionais












Mark Kirton 
é professor titular no Instituto de Relações Internacionais da Universidade das Índias Ocidentais, St. Augustine, Trinidad. Nascido na Guiana, foi Reitor, Professor na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Guiana e lecionou na Universidade da Flórida, na Universidade Anton de Kom do Suriname e na Universidade do Texas em Austin, EUA.



Ruben Martoredjo 
Membro do quadro docente do Instituto de Relações Internacionais da Anton de Kom University –Suriname.


Rosuel Lima Pereira
Doutor em Estudos Ibéricos, Ibero-americanos e Mediterrâneos, pela Escola Doutoral Montaigne Humanités, da Universidade de Bordeaux, França. Seu campo de pesquisa é a perenidade da crença sebastianista nos movimentos culturais e cultuais da sociedade brasileira contemporânea, principalmente no Estado do Maranhão. Atualmente é diretor adjunto do departamento de Letras e Ciências Humanas da l’Université de Guyane, e Docente de Lingua Portuguesa.


Mark Pavé
É graduado em Historia pela Université Paris I Panthéon-Sorbonne.  Doutorou-se em historia moderna pela Universidade Paris IV Sorbonne (2000). Desde 2006 é professor de historia na “classe préparatoire aux grandes écoles” em Caiena (Guiana Francesa). Desde 2013, é pesquisador associado ao CNRS, no Observatoire Hommes-Milieux “Oyapock”. Ensina também historia do Direito na Universidade da Guiana (cursos de graduação) e historia e geografia numa secção internacional brasileira em Caiena (cursos de segundo grau). É formador de professores do segundo grau.



Monica Hirst
Extensa trajetória na área de Relações Internacionais no Brasil e na América Latina. Titulo de Doutor em Estudos Estratégicos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais/ UFRGS (2011) e de Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1982) e bacharel em Historia pela PUC-RJ (1976). Desde 2012 é professora titular do Departamento de Economia e Administracão da Universidad Nacional de Quilmes e ensina no Mestrado de Estudos Internacionais da Universidade Torcuato di Tella.


Hugo Ramírez Arcos 
Mestre em Sociología (Unal), doutorando em Estudios Políticos e Internacionales (UR), é professor na Faculdade de Ciencia Política, Gobierno y Relaciones Internacionales na Universidad del Rosario.

Organizadores locais


Paulo Gustavo Pellegrino Correa
Graduação em Ciências Sociais. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Ciência Política na mesma instituição. Pesquisador visitante na Universidade de Waikato, Nova Zelândia (2012) e Professor Convidado na University of West Indies, 2017. Pesquisador do Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas (OBFRON). Professor de Segurança Internacional e Política Externa Brasileira no curso de Relações Internacionais  e professor efetivo do Mestrado em Estudos de Fronteira (PPGEF) na Universidade Federal do Amapá. Professor colaborador do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia (PPG-DRA) da Universidade Federal de Roraima.


Daniel Santiago Chaves Ribeiro
Professor adjunto de História Contemporânea na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Unifap. Doutor em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC/UFRJ), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGMDR/Unifap) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira PGEF/Unifap). Pesquisador sênior do Observatório de Fronteiras do Platô das Guianas (OBFRON) e do Círculo de Pesquisas do Tempo Presente (CPTP), ambos da Unifap. Editor-chefe da Revista PRACS (Unifap). Vice-Coordenador da Regional Norte da Associação Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC). Láurea João Florentino Meira de Vasconcelos de Inovação, da Academia Nacional de Farmácia (2017). Atua como Pesquisador Visitante no Centro de Estudos Sociais/Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (CES-FE/UC, 2016-2017).


Eliane Superti
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, realizou estágio de pós-doutorado em Ciência Política na Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal do Amapá, pesquisadora do Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas (OBFRON) e avaliadora de cursos de graduação do banco BASIS/MEC. Tem experiência na área de Sociologia e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Fronteiras Internacionais, Direitos Sociais, Cidadania, Participação Politica e Meio Ambiente. Possui experiência no magistério superior, na pós-graduação e na área de administração de IES.


Gutemberg de Vilhena Silva
Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amapá (2005). Mestrado na mesma área pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Doutorado também em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), em 2015, e pela Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris 3, em 2016. Foi um dos fundadores do Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas, sendo seu coordenador entre 2011 e 2014 e atua hoje como seu pesquisador. Criou e coordena o Grupo de Pesquisa Políticas Territoriais e Desenvolvimento (POTEDES), que conta com colaboradores do Brasil, da França e da Venezuela. Atualmente coordena o Mestrado em Estudos de Fronteira da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).


Iuri Cavlak
Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Assis. Obteve o Título de Mestre e Doutor no Programa de Pós Graduação em História da UNESP , pesquisando as relações diplomáticas entre Brasil e Argentina no século XX. Atualmente é professor Adjunto do Colegiado de História, professor Permanente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, do Programa de Mestrado em Estudos de Fronteira e Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Realizou estágio pós-doutoral na New York University, em 2014, investigando a formação histórica das Guianas.


Jodival Mauricio da Costa
Geógrafo pela Universidade Federal do Pará (2003) ; Especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras (2005); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Doutor em Ciências - Ciência Ambiental - pela Universidade de São Paulo (2013), com sanduíche na Universidade Paris III  Sorbonne Nouvelle (2011-2012). Atualmente é professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira, ambos da Universidade Federal do Amapá. Pesquisador do Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas (OBFRON-UNIFAP), Grupo Políticas Públicas, Territorialidades e Sustentabilidade (IEA-USP) e do Núcleo de Estudos em Estética do Úmido - NEEU/Unifap. Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá (2014-2016). Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira.


Handerson Joseph
Handerson Joseph é Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Doutorado Sanduíche pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e pela École Normale Supérieure (ENS) em Paris. Pesquisador Associado ao Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia (NUCEC) do Museu Nacional-UFRJ. Coordenador do Programa de Apoio a Migrantes e Refugiados (PAMER), e da Pós-Graduação e Pesquisa do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB)/UNIFAP. É Professor Adjunto II da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), do Curso de graduação em Ciências sociais e do Mestrado em Estudos de Fronteira (PPGEF). Professor Permanente do Programme Master (Mestrado) en Anthropologie Sociale/ Université d´État d´Haiti (UEH).


Marcus Andre de Souza Cardoso da Silva
Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB (PPGAS/DAN/UnB). Pesquisador vinculado ao Instituto de Estudos Comparados de Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC/UFF). Pesquisador colaborador no PPGAS/DAN/UnB (2013-2014) e membro do Laboratório de Pesquisa Cidadania, Administração de Conflitos e Justiça, do departamento de antropologia da UnB (CAJU/DAN/UnB). Pós-Doutorado (2013-2014) na mesma instituição onde obtive meu título de doutor. Professor do Programa de Pós-Graduação de Estudos em Fronteira da UNIFAP. Pesquisador do Programa de Apoio a Migrantes e Refugiados (PAMER/UNIFAP) e coordenador do Laboratório de Estudos Etnográficos (LAET). Nos últimos anos tenho desempenhado o papel de coordenador de GTs em diversos congressos, como na ANPOCS (2015; 2016), na Reunião de Antropologia do Mercosul (2013; 2015), na Reunião de Antropologia Equatorial (2015), no Encontro Nacional de Antropologia do Direito (2015;2017) e no Congresso Latino Americano de Antropologia (2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.