O evento

Contribuição para Profissionais Envolvidos no Evento

O Estado do Amapá se encontra na região de tríplice fronteira com a França (Guiana Francesa) e Suriname na Amazônia Transnacional. Uma localização que conecta o Brasil ao Caribe, região ainda pouco explorada pelo Brasil de forma geral. No Estado muitos profissionais lidam diretamente com temas fronteiriços. Entretanto, até a criação do Programa de Pós Graduação em Estudos de Fronteiras (PPGEF) neste ano de 2017, poucos espaços existiam para discussões acadêmicas sistemáticas voltadas aos estudos de fronteira no Amapá e na região das Guianas de forma geral. A realização de um evento com participantes dos territórios que compõem a região possibilitará a criação de uma rede de estudos que reverberará nos centros acadêmicos regionais e poderá criar uma abordagem multidimensional internacionalizada nas questões que envolvem as Guianas e os estudos de fronteira, objeto deste evento proposto. O desenvolvimento de produtos acadêmicos será potencializado a partir da sinergia de eventos como este proposto com a participação de profissionais que trabalham nos estudos de fronteira.

Histórico de Eventos Anteriores

Uma vez que o Programa de Pós Graduação em Estudos de Fronteiras tem o início das suas atividades em 2017, não existe nenhum histórico de eventos diretamente ligado ao PPGEF. Entretanto, esse Programa foi fruto de esforços coletivos anteriores que estiveram materializados, entre outros elementos, em dois eventos. Quais sejam: 
1. O primeiro evento que possibilitou a aproximação de pesquisadores da região foi o “Seminário do Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas” em 2013. Organizados basicamente por pesquisadores que compõem esta proposta de Evento e pelo próprio PPGEF.  Na ocasião não foi possível ter representantes de todas as Guianas presentes, porém foi grande e profícua a aproximação com a Guiana Francesa.
2. O segundo evento foi o Encontro Regional da Associação de  Estudos de Defesa (ABED) em 2016 na UNIFAP e também foi organizado por pesquisadores que atualmente compõem o corpo docente do PPGEF. Na ocasião reunimos acadêmicos e profissionais que trabalham as fronteiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.